Conselho Superior da Comunicação Social felicita Paulina Chiziane

O Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS) felicita calorosamente a escritora moçambicana Paulina Chiziane, membro deste órgão, pela atribuição, na semana passada, em Maputo, do diploma de Ordem do Cruzeiro do Sul por parte do governo brasileiro. A atribuição deste galardão à escritora Paulina Chiziane traduz reconhecimento internacional à qualidade impar da obra literária da primeira romancista moçambicana, o que engrandece e constitui motivo de muito orgulho e júbilo para a comunidade literária moçambicana e para o Conselho Superior da Comunicação Social. Paulina Chiziane integra o Conselho Superior da Comunicação Social designada pelo Presidente da Republica, nos termos da Lei de Imprensa.

A ordem do Cruzeiro do Sul foi criada logo após a independência do Brasil e invoca uma estrela cujo brilho simboliza as qualidades excepcionais da pessoa agraciada, neste caso na actividade de valorização da Língua Portuguesa.

Na cerimónia da atribuição do galardão, o Ministro de Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, referiu que, a partir de uma constelação de estrelas, a romancista moçambicana é oficialmente reconhecida pelo governo brasileiro como “uma estrela brilhante que cultiva a língua portuguesa, que no seu trabalho procura dar voz as pessoas mais humildes, mais frágeis. Além disso, é uma militante das causas da paz”.

Chiziane foi a primeira escritora moçambicana a publicar um romance. A sua escrita tem sido fonte de debates e reflexões sobre assuntos sociais candentes, tais como a pratica da poligamia na região Sul de Moçambique ou do matriarcado em determinadas regiões do Norte. As suas obras intituladas “Balada do Amor ao Vento” (1990) e “Niketche (Premio Jose Craveirinha 2003) abordam estas temáticas. Chiziane tem ainda incursões literárias ousadas em torno de temas da espiritualidade africana vis-a-vis as culturas judaico-cristãs, como o atestam as obras intituladas “Na mão de Deus” (2013) e “Ngoma Yethu” (2015), escritos em co-autoria com Maria do Carmo da Silva, uma estudiosa e praticante de medicina tradicional.

Contactos

Av. Mártires da Machava, nº 1002, Maputo Moçambique
Email:cscs@cscs.gov.mz
Telefones: +258 21 493845
Caixa Postal: 4337

Siga-nos

Newsletter

Introduza o seu nome, e-mail e subscreva as nossas newsletters.